Vivemos em um mundo virtual, uma Matrix, onde todos usam “filtros” e mostram só o que lhes convém. Todo mundo na internet é lindo, feliz, bem-sucedido e não tem problemas.

Mesmo sabendo que o que vemos nas redes sociais não é a realidade, a exposição constante dessa suposta perfeição gera angústia e ansiedade.

Para as mulheres essa pressão é ainda maior. Apesar da aparente igualdade entre os gêneros, na prática a realidade é bem diferente. A mulher é cobrada para ser inteligente, independente, competente, e ainda tem que ser engraçada, bonita, ter corpão, estar sempre arrumada, ser boa mãe, boa esposa, a casa tem que estar arrumada, e tem estar sempre feliz e sorridente.

Só tem um problema: essa pessoa não existe!

E as cobranças não param por aí: tem que estudar, casar, ter filhos, ter um emprego estável, etc. Mas esse padrão não serve para todo mundo!

Cada pessoa é única, e querer que todos caibam na mesma caixa não faz sentido! Nem todo mundo quer casar, ter filhos, comprar casa, andar arrumada, etc. Mas a sociedade infelizmente não está preparada para toda a essa diversidade, e todos que não seguem o padrão sofrem com discriminação e pressão. O bulling que é tão falado na infância também acontece nos adultos, e isso gera um fardo tão pesado que muitas pessoas cometem suicídio por não suportar toda essa pressão.

Precisamos assumir que somos seres cheios de imperfeições, e isso é normal! Tudo bem falhar, tudo bem ter dias ruins, tudo bem não dar conta de tudo, tudo bem não caber na “caixinha”, tudo bem estar fora do padrões habituais.

Ás vezes precisamos deixar tudo de lado, dar tempo de descansar e recuperar as energias, para então seguir em frente. Devemos nos aceitar por inteiro e viver em paz com as nossas escolhas, sejam elas quais forem.

O cuidado com a saúde mental é frequentemente banalizado, mas hoje a depressão afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e esses números estão aumentando com a pandemia. Infelizmente o estigma, o medo e vergonha de assumir que tem uma doença psiquiátrica impede muitas pessoas de procurar ajuda, ou até mesmo de conversar com amigos e familiares sobre seus sentimentos.

Por isso é tão importante a Campanha do Setembro Amarelo. Precisamos acabar com esse preconceito em relação às doenças psiquiátricas, e ajudar essas pessoas. Depressão tem tratamento e ele pode salvar muitas vidas!

Existe uma Central de Valorização à Vida que oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas através do telefone 188, válido em todo o território nacional.

Você não está sozinho! Procure ajuda! Converse com as pessoas próximas a você!

Vamos acabar com o preconceito e salvar vidas!!!

 

Dra Caroline Saad

CRM 20632

Enviar resposta