BALÃO INTRAGÁSTRICO

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE ALIADO DO EMAGRECIMENTO

O que é o Balão Intragástrico?

É um balão de silicone introduzido vazio no estômago através de endoscopia sob anestesia, e uma vez no estômago ele é insuflado com soro fisiológico + azul de metileno com volume que varia de 400 a 700 ml (dependendo do modelo do balão).

Funcionamento do Balão Intragástrico

O balão intragástrico funciona através de 2 mecanismos:

  • Ele ocupa grande parte do estômago, diminuindo consideravelmente a sua capacidade, e dessa forma a pessoa não consegue ingerir grandes quantidades de comida.
  • Ele retarda o esvaziamento do estômago, e dessa forma ele prolonga a sensação de saciedade após as refeições.

Pacientes com Indicação para Balão Intragástrico

  • Pacientes obesos refratários ao tratamento clínico, mas que não aceitam ou tenham contraindicações ao tratamento cirúrgico.
  • Pacientes obesos que já tenham doenças associadas à obesidade (Hipertensão arterial, Diabetes, Dislipidemia, etc).
  • Pacientes com obesidade extrema, como preparo e seleção para a cirurgia bariátrica.
  • Pacientes com sobrepeso (IMC = ou > 27) para fins estéticos.

FAÇA O CÁLCULO DO SEU IMC

Seu IMC é:

Contra Indicações para Pacientes

Relativas

  • Úlceras pépticas ativas
  • Hérnia de hiato volumosa
  • Uso crônico de anticoagulantes
  • Dependência de álcool ou drogas
  • Idade avançada
  • Doenças do colágeno

Absolutas

  • Cirurgia gástrica prévia
  • Cirurgia antirrefluxo
  • Gravidez
  • Cirrose hepática
  • Insuficiência Renal Crônica Dialítica
  • Uso crônico de Anti-inflamatórios

Balão de 6 meses

Balão de 1 ano Ajustável

Não permite ajustes, e por isso é insuflado no volume desejado, geralmente 600 ml, já na colocação, e o mesmo permanecerá com esse volume até a momento da retirada com 6 meses de tratamento.

Permite ajustes para mais ou para menos. Isso permite que o volume inicial colocado seja um pouco menor, proporcionando uma tolerância maior nas primeiras semanas após a colocação do balão. De maneira geral, fazemos um ajuste com cerca de 3 a 4 meses após a colocação do balão, pois após esse período existe uma adaptação ao balão, com uma estabilização da perda de peso. Como esse ajuste, o paciente faz uma nova curva de perda de peso, otimizando o tratamento e permitindo uma maior perda de peso em relação ao balão de 6 meses.

ANTES DO PROCEDIMENTO

Antes de agendar o procedimento você deve passar por avaliação com gastroenterologista, que irá avaliar se não existem contraindicações ao procedimento, solicitar exames caso seja necessário.

Se possível faça a primeira consulta com o nutricionista antes da colocação do balão, para que você já saiba como será a sua dieta e se prepare psicologicamente para realmente aderir a ela, pois o sucesso do tratamento irá depender da sua aderência.

Venha em jejum absoluto de 8 horas no dia do procedimento.

É obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade que dirija. Lembre-se que no dia do procedimento você não poderá dirigir.

Retire esmaltes das unhas, pois o esmalte interfere com a sua monitorização durante o procedimento.

Antes do procedimento avise o médico sobre alergias e uso de medicamentos.

Avise o médico caso tenha possibilidade de estar grávida. Caso positivo, o procedimento deve ser suspenso.

Ler e assinar o contrato e o termo de consentimento informado do procedimento.

Tente se organizar para ficar em casa nos primeiros 2 a 3 dias após colocar o balão. Os enjoos e vômitos são bastante comuns, e você pode se sentir desconfortável nesse período de adaptação.

DEPOIS DO PROCEDIMENTO

  • Siga rigorosamente as orientações do médico. Toma as medicações prescritas nos horários corretos.
  • Siga rigorosamente a dieta. Lembre-se de que a sua aderência à dieta passada é que vai determinar o sucesso do tratamento.
  • Nos primeiros dias é comum sentir náuseas e ter vômitos. Nesse período evite ingerir grandes volumes de alimentos. Procure fazer uma dieta líquida na primeira semana, tomando pequenos volumes de água e líquidos várias vezes ao dia, e também picolés, gelatinas, sucos, caldos. É muito importante manter-se hidratado! Evite alimentos muito quentes e com leite. Alimentos frios proporcionam sensação de alívio dos sintomas.
  • Evite a ingestão de bebidas gaseificadas (cervejas, refrigerantes, etc), assim como açúcares em geral.
  • As atividades físicas estão liberadas durante todo o período do tratamento, e poderão ser iniciadas assim que passar o desconforto inicial, geralmente na 2a semana após o procedimento. Evite esportes de alto impacto. Se possível, faça atividade física acompanhado de um educador físico.
  • Evite o uso de outros medicamentos além dos prescritos e dos que você já faz uso contínuo. Caso precise fazer qualquer tratamento adicional, entre em contato com o nosso serviço para que possamos orientá-lo.
  • Caso precise fazer algum procedimento que necessite de jejum, como cirurgias por exemplo, fale para o médico que você está com o balão. Você precisará de um período de jejum mais longo.
  • Compareça às consultas mensais com o seu médico para acompanhamento durante toda a duração do tratamento.
  • O balão é preenchido com soro fisiológico + azul de metileno. O azul de metileno é um corante que serve como marcador, pois caso o balão apresente algum tipo de vazamento, o que é bastante incomum de acontecer, a urina do paciente ficará na cor verde. Caso isso ocorra, entre em contato imediatamente com nosso serviço.
  • Caso sinta qualquer sintoma diferente, tenha qualquer dúvida ou ache necessário conversar com a médica, entre em contato imediatamente com a clínica através dos telefones:  (42) 3026-2630, (42) 3026-2631, (42) 3026-2632, (42) 3026-2633, (42) 98824-4980, (42) 98825-4547, (42) 98837-0082 ou (42) 99166-1817. Caso não consiga contato na ligação, retornaremos assim que seja possível. A comunicação por mensagens também é uma boa opção. Não hesite em entrar em contato para tirar dúvidas ou qualquer outra informação a respeito do seu tratamento.
  • No final do 6o mês ou ao final do 12o mês (dependendo do tipo de balão escolhido, se de 6 meses ou 1 ano), é obrigatório o agendamento da retirada do mesmo. Não é permitida a prorrogação do prazo de retirada! Após o período estipulado o balão se torna mais rígido, tornando-se mais difícil a sua retirada, e com isso aumentando os riscos de complicações.

Dicas importantes para o sucesso do seu tratamento

 

A obesidade é uma doença, e deve ser tratada com seriedade. Não devemos pensar que só a colocação do balão irá solucionar o problema. O seu tratamento da obesidade e sobrepeso deve ser multidisciplinar, e a mudança no estilo de vida é extremamente importante para que o resultado desejado seja atingido e mantido após a retirada do balão.

Portanto para o sucesso do seu tratamento você deve seguir algumas orientações:

Acompanhamento nutricional

As suas necessidades nutricionais irão variar à medida que perder peso. Por isso o acompanhamento nutricional deve ser feito regularmente, adaptando a dieta à cada fase do tratamento. Lembre que o balão é um procedimento temporário, e por isso a adesão ao novo hábito alimentar é importante para que consiga manter a perda de peso após a retirada do balão. De preferência faça o seu acompanhamento com um nutricionista habituado a dietas para balão intragástrico.

Durante o tratamento com o balão você deve evitar ingerir bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, doces e outros alimentos de alto índice calórico. A parte mais importante do tratamento depende de você, e sabotar a dieta irá prejudicar os resultados.

Acompanhamento psicológico

O tratamento da ansiedade é muito importante, pois a alimentação é uma válvula de escape frequente. Por isso recomendamos acompanhamento psicológico e caso seja necessário, associado ao acompanhamento psiquiátrico com tratamento medicamentoso da ansiedade, depressão e distúrbios alimentares compulsivos.

Atividade física

A atividade física é muito importante, porém sempre de intensidade adequada à sua capacidade cardiorrespiratória e respeitando as individualidades de cada paciente.

Um fato interessante é que muitos pacientes quando começam a fazer atividade física ganham peso, ao invés de perder. Isso porque massa muscular pesa mais do que gordura, e apesar de perder medidas, o peso pode não alterar ou até mesmo aumentar. Por isso avaliações frequentes das porcentagens de massa magra e massa gorda e não só do peso absoluto são importantes.

Dúvidas Frequentes

O balão pode estourar?

Apesar de ser uma complicação rara, isso pode acontecer. Caso isso ocorra, o paciente apresentará urina esverdeada, pois o balão é preenchido com soro fisiológico acrescido de azul de metileno. Caso haja um vazamento, a urina ficará bem esverdeada e o paciente terá facilidade em perceber essa mudança na cor. Caso isso ocorra, entre em contato imediatamente com a clínica.

É possível a contaminação do balão por fungos?

Essa complicação é rara, em torno de 5% na literatura, e pode levar a uma diminuição da vida útil do balão por deixar o material mais frágil, e pode dificultar a retirada do mesmo devido ao enrijecimento do material.

Existe algum risco de complicações com o tratamento com o balão intragástrico?

Sim! Como em qualquer procedimento, existe algum risco. Apesar de muito raras, podem existir algumas complicações, como perfurações ou sangramentos. Para minimizar esses riscos, procure sempre um serviço com médicos especializados em endoscopia digestiva, faça acompanhamentos frequentes com seu médico, siga todas as orientações passadas pela equipe para o seu tratamento, e entre em contato com a clínica sempre que apresentar qualquer mudança no seu quadro ou tenha algum sintoma diferente.

AGENDE SUA CONSULTA E VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO!