Hoje o profissional da saúde não pode mais ficar restrito ao conhecimento teórico que aprendemos na faculdade. Todo profissional é também um empresário, tendo ele uma clínica própria pequena ou grande, ou mesmo que trabalhe em clínicas terceirizadas.

O mundo mudou muito nas últimas décadas, e na saúde não foi diferente.

De um lado a internet difundiu o conhecimento científico, e com isso o paciente passou a ter mais poder de decisão.  Isso aliado ao aumento do número de médicos levou a uma mudança das relações médico-paciente, que passaram a ser muito mais comerciais. O paciente procura o médico baseado não somente no conhecimento, mas também na experiência que ele vivencia dentro da clínica.

Do outro lado, os planos de saúde cresceram muito, e a desvalorização da remuneração médica foi inevitável. A margem de lucro caiu, mas ainda conseguíamos bons resultados financeiros com alto fluxo de pacientes.

O cenário já era desfavorável, e com a pandemia do coronavirus os custos aumentaram e o fluxo de pacientes caiu abruptamente.

A pandemia está nos obrigando a mudar o mindset em todos os segmentos, e na saúde a palavra da vez é gestão.

Hoje uma gestão otimizada é a chave para o sucesso da sua empresa.

Precisamos ter um controle absoluto de todos os fluxos, custos e processos, de dados para auxiliar a tomada de decosões. Precisamos também ver nossas clínicas com um olhar mais comercial, e ver o paciente como um cliente. Isso para que possamos pensar na experiência desse paciente/cliente durante a sua jornada dentro da sua clínica, e não somente durante a consulta.

Também precisamos nos adaptar as mídias digitais, pois mesmo um profissional que não tenha redes sociais, está lá. Os pacientes estão lá, e é inevitável que seu nome apareça. Então precisamos estar preparados para a invasão digital, e adaptar nosso marketing digital para as regras dos conselhos profissionais, como CFM, CRO, CFO, etc.

Outro ponto importante é estarmos atentos às legislações, que também estão em constante atualização. Precisamos seguir as leis de sigilo e confidencialidade, usando sistemas que atendam à LGPD (lei geral de proteção de dados pessoais); utilizar termos de consentimento para realização de procedimentos e pesquisa científica, dentre outros documentos jurídicos.

Para permitir que a sua clínica acompanhe as mudanças globais e se adapte rapidamente ao novo normal, nós criamos um curso completo de gestão de clínicas.

O curso será dividido em 9 módulos, que vão abordar de maneira detalhada a gestão de processos, rotinas, pessoas, solução de problemas, gestão financeira, gestão de clientes, marketing médico e gestão jurídica.

Existem diversas metodologias da gestão, mas uma das mais conhecidas é a Filosofia Lean.

Lean quer dizer enxuto, e foi Desenvolvido pela família Toyota.

Transformação cultural – filosofia de vida focada na melhoria contínua dos processos, agregando valor e proporcionando satisfação para todos os envolvidos.

Lean HealthCare – uma filosofia de gestão que nos ajuda a melhorar os processos de trabalho e entregar valor para o cliente (paciente)

Reduzir:

– Desperdícios

– Burocracias

– Retrabalho

– etapas desnecessárias

– gastos desnecessários (30 % do fluxo de saúde é gasto desnecessário)

– aumentar valor agregado para os clientes (médicos e pacientes)

– transformar o ambiente de trabalho, tornando-o agradável e fazendo cada colaborador se sentir parte importante do processo.

– melhoria de indicadores.

A jornada do curso será incrível, e ao final dele vocês terão um novo mindset, com uma perspectiva completamente diferente e melhorada do seu negócio.

Seja bem vindo Ao Curso Saúde Lean, o curso de gestão exponencial da sua clínica!

 

Caroline Saad

Médica e Empreendedora

CRO SantéMed

CEO ConsultaMe

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