A cada 40 segundos uma pessoa tira sua própria vida no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são cerca de 800 mil pessoas por ano.  É a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. E ainda falamos e sabemos muito pouco sobre o assunto.

Quando não conseguimos entender ou temos dificuldade de olhar para algo, a tendência é negar ou abafar para que aquilo deixe de ser um problema. Morte por suicídio, só a palavra já carrega uma imensa dor e sofrimento. É muito difícil e complexo olhar para o ser humano que opta por tirar a própria vida como forma de enfrentamento para sua dor. Por isso é tão difícil falar sobre isso, e por isso gera tanto Tabu.

Mas, nós precisamos desmistificar o suicídio, nós precisamos ir a fundo e entender do que se trata e porque existem tantas pessoas que tiram suas próprias vidas todos os anos. E esse número só vem aumentando.

A primeira palavra que devemos aprender quando falamos de suicídio é:  acolhimento. Devemos deixar todo e qualquer tipo de julgamento fora, e acolher aquela pessoa, cujo sofrimento é tão grande, que a única saída que ela vê, é sumir, desaparecer.

A pessoa que está em sofrimento, geralmente apresenta uma tristeza profunda, pensamentos negativos, ideação suicida, e muita solidão.

São pessoas que passaram por muitas perdas, abusos, violência física, sexual, psicológica. E não merecem o nosso julgamento. Toda e qualquer vida tem o seu valor, e é por isso que devemos estar abertos para falar sobre o assunto. Fingir que o problema não existe, não o faz desaparecer.

É preciso abrir a ferida, limpar, passar o remédio, para que ela possa se cicatrizar. É preciso acolher, ouvir, e quando você não souber mais como ajudar, encontre um profissional de saúde mental, um Psicólogo ou Psiquiatra, que possa fazer o acolhimento e tratamento adequado.

Nós podemos prevenir o suicídio. E por isso precisamos falar sobre isso. Setembro Amarelo, um mês dedicado a Prevenção do Suicídio.

 

Nicole Valentini

  • Psicóloga da infância e da família.
  • Atua pela abordagem da Gestalt terapia e Disciplina Positiva.
  • Idealizadora do Projeto Estar Presente, que visa orientar mães e famílias a obter uma maior conexão e presença consigo mesmos e com os filhos.

Instagram: @estar.presente.it

Enviar resposta