Parceria

Artigos Parceiros – TESTES DIAGNÓSTICOS PARA A COVID-19

por 24 de julho de 2020 Sem comentários

Existem basicamente 2 tipos de testes diagnósticos para a COVID 19: os que pesquisam diretamente o vírus e os que pesquisam os anticorpos que nosso corpo produz em contato com o vírus.

Os testes que pesquisam diretamente o vírus devem ser realizados no início da doença, nos primeiros 7-10 dias dos sintomas, idealmente entre 3-5 dias do início dos sintomas. O mais conhecido é o RT-PCR, que pesquisa o RNA do vírus. É realizado por meio do swab (“cotonete longo”) de orofaringe e nasofaringe. Outro teste que pode ser realizado também através do swab de naso/orofaringe é a pesquisa do antígeno do vírus.

O RT-PCR é considerado o exame padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19. No entanto, devido a chance de resultado falsamente negativo, achados clínicos, laboratoriais e de imagem também são utilizados para o diagnóstico.

Os testes que pesquisam o anticorpo devem ser realizados apenas após o sétimo dia dos sintomas, idealmente após o décimo dia de sintoma. Existem várias metodologias diferentes com diferentes pontuações de sensibilidade e especificidade. Entre eles: imunocromatográfico (o famoso teste-rápido), ELISA, quimioluminescência e eletroquimioluminescência. Esses testes pesquisam anticorpos como IgA, IgM, IgG ou anticorpos totais (IgM+IgG). Os anticorpos IgM e IgA podem começar a aparecer a partir de 5 dias de sintomas e o IgG mais tardiamente, em níveis mais elevados, a partir de 14-20 dias. Porém eles podem demorar ainda mais tempo até aparecer no exame de sangue. Os níveis de anticorpos também podem variar dependendo do quadro clínico do paciente – quadros leves, moderados e graves.

Todos esses testes podem resultar em falsos negativos e as sorologias também podem resultar em exames falsos positivos. Por isso, é importante que você faça o teste diagnóstico apenas com solicitação médica pois a interpretação desses exames depende da história clínica, tempo de sintomas, contato com caso positivo/suspeito, etc!

Gabriela Margraf Gehring

Infectologista