Parceria

Artigos Parceiros – Constipação Intestinal em Crianças e Adolescentes

por 23 de julho de 2020 Sem comentários

A constipação intestinal infantil é um problema comum, que afeta muito a qualidade de vida da criança, sendo uma das principais causas das consultas do Gastropediatra.

Pode ser definida como a eliminação de fezes endurecidas ou em cíbalos (bolinhas / fezes de “cabrito”), com esforço, dor ou dificuldade, associada ou não ao aumento do intervalo entre as evacuações, escape fecal (perda de fezes na calça sem sentir) e sangramento em torno das fezes.

Em geral encontramos outros sinais e sintomas associados tais como: dor abdominal crônica e recorrente  principalmente após as refeições), comportamento introvertido ou irritadiço, falta de apetite e queixas urinárias.

A evacuação dolorosa muitas vezes se torna traumática, fazendo com que a criança apresente um comportamento de retenção voluntária das fezes, o que provoca aumento da consistência do bolo fecal tornando a próxima evacuação ainda mais complicada. Sem tratamento adequado isso se torna um ciclo que afeta o cotidiano do paciente, deixando- o muitas vezes, irritadiço e sem apetite.

A causa mais comum é funcional, ou seja, quando se caracteriza por alguma alteração de motilidade eventual do intestino (desfralde precoce, erro alimentar com dieta pobre em fibras e água, entre outros), não estando relacionada a uma doença de fato. Quando há sinais de alerta para doenças orgânicas, outras causas devem ser investigadas como: malformações do sistema digestório, alergias e/ou intolerâncias alimentares, uso de medicamentos, doenças
neurológicas, endócrinas ou metabólicas.

Importante lembrar que a constipação tem relação com diversos fatores como predisposição genética, fatores ambientais e psicológicos. E, portanto, necessita de acompanhamento médico e em alguns casos de tratamento medicamentoso e medidas comportamentais. O diagnóstico precoce e o adequado tratamento evitam que os pacientes permaneçam tanto tempo sintomáticos e com progressivo comprometimento do bem-estar das crianças e adolescentes.

Procure um Pediatra ou um Gastroenterologista Pediátrico para acompanhamento e orientações.

Ana Carolina M. de Barros

Gastroenterologista Pediátrica