Parceria

Artigos Parceiros – Fisioterapia Obstétrica: entenda como funciona

por 20 de julho de 2020 Sem comentários

A fisioterapia obstétrica é um acompanhamento realizado por um fisioterapeuta especializado na saúde da mulher e é feito durante a gestação, também no momento do parto e no pós parto, e que traz inúmeros benefícios para a gestante e seu bebê.

Durante a gestação a mulher passa por diversas mudanças, incluindo as fisiológicas, musculoesqueléticas, e emocionais. A cada fase da gestação novas mudanças vão surgindo e, automaticamente, o corpo precisa se adaptar àquela necessidade. O programa do fisioterapeuta irá preparar a mulher para uma gestação e pós parto saudáveis, auxiliando na adaptação das alterações biomecânicas para que o período gestacional seja vivido com mais qualidade, conforto e segurança. Em resumo, o acompanhamento é feito com o objetivo de trabalhar exercícios que irão ajudar no controle de peso, promover o fortalecimento, alongamento e flexibilidade de toda musculatura corporal, além de trabalhar técnicas de relaxamento e terapias manuais que ajudam no controle da dor e edema. As musculaturas específicas envolvidas nas alterações posturais devido o crescimento uterino, as musculaturas que fazem parte do assoalho pélvico que sustentam todo o conteúdo abdominal e a preparação para o parto são pontos importantes e que são trabalhados com bastante ênfase por fisioterapeutas obstétricos.

Todo o programa do fisioterapeuta é realizado de forma totalmente personalizada, pois cada mulher possui um histórico de gestação, antecedentes familiares específicos, condições físicas e posturais peculiares e estão passando por uma fase da gestação. Tudo isso tem que ser bem avaliado e acompanhado para que todas as necessidades da gestante sejam atendidas. Essas necessidades incluem desde a atividade física para manter condições musculares e cardiorrespiratórias e combate a retenção liquida causada pelas alterações hormonais, até patologias de fato como incontinência urinária, vaginismo, diástase abdominal, hérnias de disco, entre outras.

Existem vários tipos de gestações, aquelas de alto risco, de risco moderado, de acompanhamento mais cauteloso e aquelas gestações que passam sem intercorrência alguma. E a liberação da atividade física vai depender do estado físico de cada mulher. Mas falando de uma maneira geral, em uma gestação sem intercorrências, a atividade física é sim liberada e indicada para que as mulheres possam passar por esse período com mais qualidade.  E assim, a gestante pode escolher aquela atividade que mais lhe atrai ou pode manter as atividades que já realizavam antes de engravidar. Mas para aquelas mulheres que querem continuar seu programa físico ou introduzir um na gravidez de forma que possam focar no seu período especial e cuidar da sua saúde e a do seu bebê de forma segura, atendendo todas as suas peculiaridades e os cuidados devidos, a fisioterapia obstétrica é o acompanhamento indicado.

Natássia Seifert
Fisioterapeuta