Parceria

Artigos Parceiros – A visão ao longo da vida

por 22 de julho de 2020 Sem comentários

Os problemas da visão ocorrem em todas as idades. Consultas de rotina com médico oftalmologista são importantes para prevenção. Mesmo que tudo esteja aparentemente bem com os olhos.

Os recém-nascidos, principalmente aqueles que nascem prematuros, merecem atenções especiais. Todos devem ser submetidos ao teste do olhinho antes de sair da maternidade. E quando alterado, devem obrigatoriamente passar por consulta com oftalmologista.

O início da infância é muito importante para o desenvolvimento da visão. Idealmente todas crianças deveriam passar por avaliação oftalmológica no primeiro ano de vida. E durante o crescimento alguns sinais como dificuldades de aprendizado e desvio do alinhamento dos olhos – estrabismo – merecem uma visita ao oftalmologista.

A pré-adolescência e adolescência é uma fase decisiva para formação do caráter e início da formação profissional. E também pode ser o momento que começam a aparecer alguns erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e outras doenças oculares com grande impacto na saúde ocupacional, como o Ceratocone.

Os adultos jovens sofrem uma exigência muita grande da visão. Estudam muito, trabalham grandes jornadas, precisam usar muito a visão durante o período noturno. E os problemas visuais podem começar a aparecer ou até mesmo se intensificar nessa fase da vida.

Ao passar dos 40 anos de idade novas transformações começam a ocorrer no organismo. E nos olhos começam a desenvolver a dificuldade com a visão para curtas distâncias, a Presbiopia.

No envelhecimento novas dificuldades começam a aparecer. O uso de óculos é muito mais prevalente e, ainda, devido ao aumento da expectativa de vida das últimas gerações, cada vez são mais comuns a necessidade de cirurgias de catarata e o aparecimento da Degeneração Macular Relacionada a Idade.

Existem ainda algumas situações que exigem busca mais regulares ao médico Oftalmologista. Entra elas estão as alergias, comorbidades como a Diabetes Mellitus e doenças com características familiares como histórico de Glaucoma.

Portanto, cuidados com a visão são importantes em todas as fases da vida. E é sempre importante ter em mente que diagnósticos precoces levam a recuperações mais fáceis, rápidas e efetivas. Cuidar da visão significa manter uma boa qualidade de vida!

Diego José Schebelski
Oftalmologista Retinólogo