Parceria

Artigos Parceiros – Eu mobilizo ou alongo antes do treino?

por 26 de junho de 2020 Sem comentários

Ainda existe muita gente que confunde MOBILIDADE ARTICULAR  com ALONGAMENTO! São atividades diferentes e utilizadas em situações desiguais.

O alongamento foca apenas no comprimento de um músculo, que pode estar encurtado e/ou rígido/tenso. A mobilidade articular é obtida a partir da integração do corpo como um todo, incluindo constituintes como controle motor e amplitude de movimento. Componentes articulares, cápsulas, tendões, ligamentos e nervos integram este processo.

A MOBILIDADE ARTICULAR  de tornozelos, joelhos, quadril, região torácica/ lombar/ cervical, ombros é indicada para ANTES do inicio de uma sessão de treino (atletas, corredores, ciclistas e nadadores devem realizar esse processo).

Movimentando essas regiões com movimentos simples, apenas com o peso corporal faz com que o corpo se “PREPARE” para receber cargas e volumes maiores. Por conseguinte, APÓS a atividade física realizada, a fim de realinhar fibras e relaxar, o ALONGAMENTO é indicado. (Para busca de ganho de flexibilidade o alongamento deve ser realizado de outra maneira.)

 

Dra. Fabiana Scoralick

Fisioterapeuta