Durante o período gestacional várias mudanças ocorrem e por isso o corpo da mulher precisa adaptar-se a essa nova realidade. Muitos são os fatores relacionados a essas mudanças, entre eles estão: a influência de hormônios que são responsáveis por deixar os ligamentos mais relaxados e o crescimento abdominal que altera a mecânica corporal, e que juntos podem gerar instabilidades posturais e alterações do equilíbrio.

A frouxidão ligamentar, relacionada ao hormônio relaxina, acontece porque o corpo precisa preparar-se para o parto. O quadril deve se abrir para que a passagem do bebê ocorra com mais facilidade e, em consequência, todas as outras articulações também terão seus ligamentos relaxados, o que poderá trazer instabilidade articular generalizada.

O crescimento abdominal mesmo acontecendo de forma gradativa durante o período é o maior influenciador da alteração da mecânica. Uma articulação quando se altera por qualquer motivo, automaticamente, faz com que outras articulações façam compensações na tentativa de manter-se um equilíbrio corporal, mas claro, que essas compensações vão trazendo várias alterações posturais e que somados às alterações influenciadas pelo hormônio relaxina, irão ocasionar instabilidades posturais, dores, desequilíbrios, adaptação das fases da marcha levando maior inclinação anterior da pelve com aumento da base de sustentação (a mulher necessita andar com as pernas mais afastadas uma da outra), mudança da posição do centro de gravidade, que passar a ser mais elevado e falta de dissociação da cintura pélvico-escapular (dissociação do quadril em relação ao ombro), fazendo com que a gestante caminhe em bloco.

A curvatura lombar, sem dúvida, é a mais sobrecarregada, ela irá sofrer um aumento pois precisa compensar o aumento dos seios, do útero, do peso da mãe e do bebê, da placenta e do líquido amniótico, e por isso, é a principal região onde estão localizadas as dores e tensões musculares e que resultam na dificuldade de realização das atividades de vida diária. E como a coluna cervical e torácica juntamente com a lombar são um segmento contínuo, o aumento da curvatura lombar irá afetar diretamente todo o segmento fazendo com que muitas gestantes experimentem dores generalizadas na coluna, pois as outras curvaturas também serão alteradas.

 

Natássia Seifert

Fisioterapeuta Obstétrica

Enviar resposta