O momento presente é esse que estamos agora, no dia de hoje, enquanto eu termino de escrever essa frase, e você termina de ler essa pequena sentença. Esse é o único momento em que realmente vivemos, e produzimos algo de fato. O passado, já aconteceu, e o futuro ainda vai acontecer. Mas porque será que é tão difícil curtir e apreciar esse momento tão especial e único, em nossas vidas, que é o momento presente? Por que será que nós sempre ficamos com a sensação de que o futuro pode ser melhor, ou que o passado foi melhor, e que o momento que estamos realmente presentes nos falta alguma coisa?

Pois bem, essa é a pergunta que faço todos os dias a mim mesma, ou aos meus clientes no consultório. Como podemos viver o momento presente de uma forma mais satisfatória, para que a gente realmente viva e sinta as coisas que acontecem em nossa vida. O que percebo, como resposta a essa pergunta, é que muitas vezes o momento em que estamos aqui e agora, não é um momento fácil, e acreditar que no futuro isso pode melhorar, nos faz criar forças para continuar lutando, o que é um ajustamento muito criativo do ser humano. Por mais criativo que seja esse processo, há um outro lado que pede um pouco mais de atenção, que diz respeito há essa oscilação entre o passado e o futuro, que não nos deixa viver o presente, ou seja, viver realmente de fato. Porque se estamos vivendo no passado ou no futuro, será que estamos vivendo mesmo? Se o passado já aconteceu, e o futuro ainda vai acontecer, quer dizer que durante esses dois períodos não há nada que a gente possa fazer… O único que nos deixa fazer algo, é o momento presente.

Por isso a importância de estarmos focados no dia de hoje, no aqui e agora, pois isso nos possibilita viver e sentir a vida como ela é, sem filtros, sem distorções irreais. Quando estamos conscientes, do que está acontecendo em nossa vida, quando não mascaramos nossas dores, nossos sentimentos e nossas emoções, estamos presentes, abrindo espaço para sentir, olhar e cuidar de nós mesmos, e viver nossa vida, acolhendo tudo que está acontecendo nela, sejam coisas boas ou coisas ruins. Quando acolhemos, e damos um espaço para sentir, ouvir e fazer algo com aquilo que acontece, estamos na direção de nossas vidas, nós podemos decidir o que queremos e não queremos. Quando estamos fechados, achando que a vida está ruim agora, e que só vai melhorar lá na frente, perdemos o controle sobre nós mesmos. Quando acolhemos, e paramos de lutar contra as nossas dores, e nos entregamos ao verdadeiro sentimento, seja ele bom ou ruim, tudo fica mais fácil, mais claro de lidar e passar.

Nicole Valentini

Psicóloga da infância e da família.

Instagram: @estar.presente.it

Enviar resposta