Parceria

Artigos Parceiros – Hérnia Inguinal

por 3 de agosto de 2020 Sem comentários

Hérnia é uma protrusão, protuberância ou projeção de um órgão ou parte de um órgão através da parede do corpo que normalmente o contém. As hérnias da parede abdominal são tipicamente classificadas por localização ou etiologia. Sendo as hérnias inguinais as mais frequentes. Aproximadamente 20 milhões de hérnias são reparadas ao ano em todo mundo. Sendo um problema de saúde com grande impacto financeiro, custando aproximadamente 2 a 3 bilhões de dólares/ano com gastos em saúde.

 A maioria das hérnias adquiridas se forma quando há perda da integridade mecânica dos músculos e tendões da parede abdominal, necessários para conter vísceras e apoiar o tronco, sendo em geral multicausal. E uma vez que uma hérnia se forme, ela continuará aumentando em tamanho devido ao aumento da tensão da parede naquele local, de acordo com a lei de Laplace (a tensão da parede é maior no ponto do maior raio e na parede mais fina).

Os pacientes em gerais tem 3 principais sintomas:

  • Dor em região inguinal associada ao esforço

  • Dificuldade de realizar suas atividades diárias devido dor/ desconforto/ alteração estética

  • Dificuldade de redução da hérnia ( encarceramento crônico)

Devemos lembrar que toda suspeita de hérnia deve ser avaliado por um profissional da saúde de preferencia um cirurgião. Há um velho ditado popular entre os cirurgiões “ hérnia diagnostica é hérnia operada”. Considerando que o reparo da hérnia inguinal pode ser realizada com mínima morbimortalidade em quase todos os pacientes, inclusive aqueles com varias comorbidades ( doenças hepáticas, diabetes, hipertensão, com infarto prévio, entre outros) o procedimento cirúrgico apresenta riscos e deve ser corretamente avaliado quando o procedimento for eletivo – sendo formalmente contraindicado reparos eletivos em pacientes durante gestação, independente da técnica.

 Há duas formas principais de reparos eletivos:

  • Videolaparoscopico ( também conhecido como minimamente invasivo)

  • Convencional ( procedimento aberto)

A técnica escolhida deve acontecer juntamente com seu cirurgião. Temos evidencias de recuperação cirúrgica e retorno as atividades diárias de forma mais rápida quando optado por procedimentos minimamente invasivos. Contudo ate o momento os estudos relatam mesma taxa de recidiva ( retorno da hérnia) comparando as duas técnicas.

Se o paciente sentir abaulamentos na região inguinal, dor quando esforço ou ate mesmo já ter diagnostico de hérnia deve atentar para sinais de alarme de encarceramento/estrangulamento. Considerando que hérnia é um defeito na parede (uma falha, um buraco) pode ter exteriorização de uma alça de intestino ou ate mesmo gordura intra abdominal com encarceramento – não retorno a cavidade abdominal – ficando um abaulamento fixo na região. Todo encarceramento pode evoluir com estrangulamento do conteúdo, ou seja, redução do fluxo sanguíneo e isquemia do conteúdo – literalmente o conteúdo , seja alça ou gordura abdominal, morre dentro do saco herniario. Tendo como sintomas dor importante, vermelhidão, calor no local associado a episódios de vomito e ate mesmo constipação aguda – dificuldade de evacuar e ate mesmo de eliminar flatos.

Portanto quando houver sintomas sugestivos de hérnia, procure atendimento medico especializado.

Dayana Galdino
Cirurgia Geral – Cir do Trauma

Enviar resposta