Os problemas da visão ocorrem em todas as idades. Consultas de rotina com médico oftalmologista são importantes para prevenção. Mesmo que tudo esteja aparentemente bem com os olhos.
Os recém-nascidos, principalmente aqueles que nascem prematuros, merecem atenções especiais. Todos devem ser submetidos ao teste do olhinho antes de sair da maternidade. E quando alterado, devem obrigatoriamente passar por consulta com oftalmologista.
O início da infância é muito importante para o desenvolvimento da visão. Idealmente todas crianças deveriam passar por avaliação oftalmológica no primeiro ano de vida. E durante o crescimento alguns sinais como dificuldades de aprendizado e desvio do alinhamento dos olhos – estrabismo – merecem uma visita ao oftalmologista.
A pré-adolescência e adolescência é uma fase decisiva para formação do caráter e início da formação profissional. E também pode ser o momento que começam a aparecer alguns erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e outras doenças oculares com grande impacto na saúde ocupacional, como o Ceratocone.
Os adultos jovens sofrem uma exigência muita grande da visão. Estudam muito, trabalham grandes jornadas, precisam usar muito a visão durante o período noturno. E os problemas visuais podem começar a aparecer ou até mesmo se intensificar nessa fase da vida.
Ao passar dos 40 anos de idade novas transformações começam a ocorrer no organismo. E nos olhos começam a desenvolver a dificuldade com a visão para curtas distâncias, a Presbiopia.
No envelhecimento novas dificuldades começam a aparecer. O uso de óculos é muito mais prevalente e, ainda, devido ao aumento da expectativa de vida das últimas gerações, cada vez são mais comuns a necessidade de cirurgias de catarata e o aparecimento da Degeneração Macular Relacionada a Idade.
Existem ainda algumas situações que exigem busca mais regulares ao médico Oftalmologista. Entra elas estão as alergias, comorbidades como a Diabetes Mellitus e doenças com características familiares como histórico de Glaucoma.
Portanto, cuidados com a visão são importantes em todas as fases da vida. E é sempre importante ter em mente que diagnósticos precoces levam a recuperações mais fáceis, rápidas e efetivas. Cuidar da visão significa manter uma boa qualidade de vida!
Diego José Schebelski
Oftalmologista Retinólogo