Balão IntragástricoParceria

Artigos Parceiros – O que o acompanhamento psicológico tem a ver com meu balão intragástrico?

por 4 de julho de 2020 Sem comentários

A primeira pergunta que devemos fazer antes de um procedimento para emagrecimento é o quanto eu realmente quero emagrecer. “Mas como? É claro que quero!” Mas existem algumas coisas que precisamos pensar! Colocar um balão intragástrico, por exemplo, ou qualquer outra opção com o objetivo de emagrecimento gera uma necessidade de se ter uma nova relação com a comida e precisamos saber qual é a nossa relação. É necessário se perguntar: qual o significado que a comida tem para mim? Se ela vem como tamponamento de sentimentos negativos, fuga de  situações difíceis, abafamento de mágoas,… o alerta vermelho precisa ser ligado.

É importante trabalhar essas questões psicológicas para que tenha um resultado satisfatório e não ganhe peso novamente após a retirada do balão. Pois se a sua relação com a comida estiver instável e os comportamentos alimentares não estiverem organizados, é natural que você volte a descontar seus sentimentos na alimentação, visto que passou anos fazendo dessa forma. E a psicoterapia nesse “pré balão” vem como auxilio para trabalhar algumas questões que levaram você a ter essa relação com a comida e buscar estratégias de enfrentamento e mudanças.

Para pacientes diagnosticados com TCAP (Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica), além da chance de voltar ao peso se o acompanhamento com a equipe toda não for continuado, o comportamento compulsivo pode perpetuar e refletir em outros âmbitos, como compulsão por álcool, sexo, drogas, etc.

E por que deve-se prosseguir com o acompanhamento psicológico após o procedimento? Para não retomar os comportamentos desadaptativos com relação a alimentação, pra entender as novas mudanças psicológicas e para trabalhar sentimentos que possam interferir no comportamento alimentar.

Lembre-se, fazer terapia é um investimento em si mesmo, e você merece esse carinho.

 

Caroline Moraes Pereira Bigaski
Psicóloga CRP: 08/16831