Parceria

Artigos Parceiros – Mulher, perder urina NUNCA É NORMAL!!!

por 1 de julho de 2020 Sem comentários

Qual a relação entre perda involuntária de urina, assoalho pélvico e corrida?

Os MAPs, músculos que compõem o assoalho pélvico, têm uma função importante ligada à sustentação de órgãos, micção/defecação e função sexual. A prática de exercícios considerados atividades de alto impacto, como corrida, leva ao constante aumento da pressão intra-abdominal causando maior sobrecarga biomecânica nos MAPs. Isso pode resultar em modificações morfológicas e funcionais, no caso alteração de ligamentos e tecido conjuntivo. Estas variações, podem estar associadas às disfunções do períneo e ao aparecimento de Incontinência Urinária (IU) em mulheres.

Diversas pesquisas mostram alta prevalência de IU em atletas mulheres durante a prática de atividades físicas. Vale destacar que em uma grande pesquisa realizada no Brasil, 2019, foi comprovado 43,1 por cento das mulheres praticantes de corrida de rua ou em esteira perdem urina. (LOURENCO et al, PATRICIALAS, OPARA et al.) Diante da relevância e alta prevalência desta realidade, a fisioterapia vem contribuir na prevenção e no tratamento da IU.

ATENÇÃO: nenhuma quantidade de urina deve ser perdida durante atividades de vida diária, nem na gestação, nem no pós parto, nem se estiver com bexiga cheia, nem na tosse, nem no espirro, nem atividades físicas, nem na melhor idade… NEM se for algumas gotinhas!!!

FIQUEM ATENTAS, procure tratamento especializado! Existe solução!

 

Dra Fabiana Scoralick
Fisioterapeuta e responsável pelo Studio de Pilates Life