Doenças

Câncer colorretal: Um inimigo silencioso

por 25 de março de 2019 Sem comentários

O câncer colorretal ou câncer do intestino grosso e do reto, é a 3ª causa mais comum de câncer em homens e a 2ª causa em mulheres, A sua incidência é maior em países ocidentais, e está fortemente relacionado a hábitos de vida pouco saudáveis, como dieta pobre em fibras, ingestão de carne vermelha, especialmente as processadas e defumadas, fumo, bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo.

Na maioria das vezes, a doença só apresenta sintomas em fases avançadas. Nesse momento, a pessoa pode apresentar mudança do hábito intestinal (mais constipado), presença de sangramento nas fezes, emagrecimento, fraqueza, anemia inexplicada, dentre outros.

A maioria dos cânceres do intestino se originam de pólipos, que são como pequenas verrugas que surgem no intestino, e que levam em média 10 anos para se transformar em câncer. Essas pequenas lesões são totalmente assintomáticas, e por isso foi criado um programa de rastreamento de neoplasia colorretal, que recomenda que todas as pessoas, homens e mulheres, façam uma colonoscopia aos 50 anos. Durante esse exame, é possível identificar e remover esses pólipos e também é possível tratar casos de câncer em fase inicial. Caso você tenha algum caso de câncer na família, a idade de início desse rastreamento deverá ser antecipada para em média 10 anos antes da idade de diagnóstico desse parente.

Existe um grande tabu em relação à realização da colonoscopia, principalmente entre os homens. Mas não existe motivo para tal. O exame é feito sob anestesia, então o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente nenhum desconforto. Porém, é importante a realização de um preparo adequado para que o exame permita a avaliação de todo o intestino.

O câncer colorretal tem um excelente prognóstico quando diagnosticado nas fases iniciais, quando a doença ainda é restrita ao intestino, e, muitas vezes, o tratamento se restringe à cirurgia, sem necessidade de quimioterapia, como acontece nos casos avançados. Por isso, é tão importante o início do rastreamento precocemente.

Então, se você tem 50 anos ou mais e nunca fez uma colonoscopia, procure um especialista e agende seu exame. Você pode prevenir grandes complicações e garantir a sua saúde!