Hepatite C é uma doença do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C. A maioria das pessoas que entra em contato com ele evolui para hepatite crônica (não consegue eliminar o vírus espontaneamente), e acaba fazendo diagnóstico já numa fase mais avançada.

Na maioria das vezes é assintomática, e o diagnóstico é feito quando encontramos em exames de check-up, alterações nos exames hepáticos. Outras vezes o paciente já apresenta complicações da doença como a cirrose, que pode cursar com icterícia (pele amarelada), ascite (água na barriga), e hemorragia digestiva (vômitos com sangue).

A doença também pode se manifestar com sintomas fora do fígado (extra-hepáticas), como alterações de pele (líquen plano, púrpura, porfiria), articulares (artrite), renais (glomerulonefrite),  crioglobulinemia. Pode também estar relacionado a linfoma de células B (um tipo de câncer das células do sangue).

Além disso, pessoas com hepatite C tem maior risco de desenvolver hepato-carcinoma (câncer do fígado), mesmo que não desenvolvam cirrose.

A contaminação acontece através de sangue e secreções. Como não existe vacina para a hepatite C, o cuidado deve ser em não se expor ao vírus,  não compartilhando agulhas ou qualquer objeto perfuro-cortante, dando preferência a materiais esterilizados, e utilizando preservativos nas relações sexuais.

Por ser uma doença silenciosa, é importante realizar testes para saber se você está infectado. O teste é realizado através de exame de sangue, anti-HCV, que vai dizer se você já foi exposto ao vírus. Caso ele seja positivo, precisa confirmar através do exame de carga viral, pois alguns pacientes eliminam o vírus espontaneamente.

Hoje existem medicamentos muito eficazes para o tratamento da hepatite C, que conseguem a cura da doença em mais de 90% dos casos. Por isso é tão importante diagnosticar e tratar precocemente.

Faça o teste, não amarele!

Dra. Caroline Saad

CRM-Pr- 20632