Mau hálito é uma queixa comum no consultório do gastroenterologista. Nos procuram achando que a causa é refluxo ou gastrite.
Porém na maioria das vezes a halitose tem origem na boca, podendo ser fisiológica (halitose matinal, jejum prolongado, alimentos como cebola, café, etc), ou causada por: má higiene, gengivite, periodontite, saburra lingual, cáseo amigdaliano, doenças respiratórias (sinusite, rinite, doenças pulmonares).
Algumas doenças do trato digestivo podem causar halitose, como a acalasia e a gastroparesia e até mesmo refluxo e constipação, mas são causas menos frequentes do que as orais.
Doenças sistêmicas também podem cursar com mau hálito, como o diabetes descompensado, doença renal crônica, doenças hepáticas, a falta de produção de saliva em doenças reumatológicas, dentre outras.
O tabagismo também é grande causador de halitose e deve ser evitado.
Como dentro das causas de halitose existem inúmeros possíveis diagnósticos, sugerimos inicialmente uma avaliação com dentista para higiene oral, e mudança para hábitos de vida saudáveis. Se persistirem os sintomas, procure um especialista para investigação mais detalhada. Existe diversos exames que podem auxiliar no diagnóstico.

#halitose #mauhalito #bafo #sinusite #saudebucal #higiene #higieneoral #dentista #otorrino #gastroenterologia #especialista #investigacao #diagnostico #dracarolinesaad

Enviar resposta