A gastroenterite é uma inflamação aguda do sistema gastrointestinal, que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitas.

A transmissão pode acontecer através da ingestão de água ou alimentos contaminados, por contato da mão suja e até pelo ar.

O quadro clínico mais comum é dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.

É mais comum nos períodos de calor, pois a má conservação de alimentos (refrigeração inadequada, ou má higiene no momento de preparo e manipulação).

Como tratar:

– Geralmente usamos medicamentos sintomáticos para controlar os vômitos e o desconforto abdominal, para que a pessoa consiga manter a ingestão de líquidos, evitando a desidratação

– Tomar líquidos como o soro de hidratação oral (soro caseiro ou formulações prontas) são importantes.

– Evitar leite, fibras e gorduras enquanto tiver diarreia

– Uso de probióticos para auxiliar na recuperação flora intestinal

– Nos casos mais graves pode ser necessário o uso de hidratação endovenosa e antibióticos, mas na maioria das vezes o quadro se resolve sem a necessidade deles.

*Evite a auto-medicação!

Lembrar que dor abdominal e diarreia podem estar presentes em outras doenças, então sempre procure um médico!

Dicas para evitar a doença:

– Consumir alimentos frescos e conservados em temperatura adequada

– Lavar bem frutas e verduras

– Sempre lavar as mãos antes de comer

– Tomar água tratada ou fervida

– Evitar ingerir alimentos crus

– Usar probióticos e ter uma alimentação saudável para favorecer uma flora intestinal equilibrada

Dra. Caroline Saad

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva