Uma dieta pobre em fibras leva à formação de fezes de pequeno volume, e isso acarreta em maior esforço do intestino para fazer essas fezes progredirem até a sua saída, aumentando bastante a pressão dentro do intestino e levando ao aparecimento precoce dos divertículos.
É muito comum as pessoas relatarem que são portadores de diverticulite, porém esse termo não é corretamente aplicado.
Divertículos são pequenas saculações que se foram na parede do intestino grosso, como se fossem pequenas “bolhas”, que se comunicam com a parte interna desse órgão. Eles são bastante comuns em pessoas com idade acima de 50 anos, e ainda mais prevalentes acima dos 70 anos, e costumam aparecer mais do intestino distal (cólon esquerdo). Nesses casos, eles se formam devido à frouxidão da musculatura do intestino causada pelo envelhecimento.
Apesar da prevalência crescente com a idade, a doença diverticular pode acometer pessoas mais jovens, principalmente aqueles que são constipados. Uma dieta pobre em fibras leva à formação de fezes de pequeno volume e, isso, acarreta em maior esforço do intestino para fazer essas fezes progredirem até a sua saída, aumentando bastante a pressão dentro do intestino e levando ao aparecimento precoce dos divertículos.
Mesmo se tratando de uma patologia bastante comum, a doença diverticular ou diverticulose costuma ser assintomática, na grande maioria dos casos. Alguns pacientes apresentam queixas de dor recorrente e de fraca intensidade na parte inferior esquerda da barriga, porém sem gravidade. Esses sintomas costumam melhorar muito quando esses pacientes fazem uma dieta rica em fibras e líquidos e, algumas vezes, necessitam de medicamentos. Os sintomas também podem piorar quando ingerimos alimentos que produzem mais gases no seu processo de digestão, como grãos e leite (nos intolerantes), por exemplo.
Porém, algumas vezes esses divertículos podem se inflamar, na maioria das vezes, devido à impactação de alimentos ou fezes em seu interior, fazendo um mecanismo inflamatório semelhante ao da apendicite. Esses casos são mais graves, com quadro de dor intensa em abdome inferior, e que podem complicar com sangramentos intestinais, ou até mesmo perfuração intestinal. Esses quadros são bastante agudos e, muitas vezes, necessitam de internação hospitalar para seu controle adequado.
Em conclusão, doença diverticular ou diverticulose colônica é a presença dos divertículos no intestino grosso, que pode complicar com inflamação dos mesmos, fazendo assim um quadro de diverticulite aguda, quadro mais intenso, podendo necessitar de cuidados hospitalares. Então, se você tem quadros recorrentes de dor abdominal, ou já se sabe portador de divertículos, e perceber uma súbita mudança no padrão dessa dor, procure um médico especialista.