Nos últimos anos, tem se falado muito sobre alergias e intolerâncias alimentares. e é bastante comum encontrarmos pessoas fazendo dietas bastante restritivas, cortanto todos os alimentos que contem glúten da dieta. Essas dietas são seguidas com o objetivo de emagrecer ou melhorar sintomas, com dor e distensão abdominal ,que são atribuídos ao glúten, porém são orientadas sem a realização de exames adequados para avaliar se a pessoa realmente é alérgica ou não.

Existem 2 grandes grupos de doenças relacionadas ao trigo: as alergias e as intolerâncias. As alergias necessitam de um mecanismo imunológico envolvido, com a formação de anticorpos contra frações dos alimentos (geralmente proteínas), que no caso do trigo é o glúten, e que tem como principal representante a Doença Celíaca.

Já as intolerâncias, na maior parte, são causadas pela dificuldade em digerir certos tipos de alimentos (geralmente carboidratos/açúcares), e costumam acontecer quando esses alimentos são ingeridos em quantidades maiores.

A grande diferença entre essas doenças é que as pessoas que têm Doença Celíaca não podem ingerir nenhuma quantidade de alimentos que contenham glúten (trigo, centeio, cevada, aveia, malte), e nem mesmo podem entrar em contato com cosméticos ou usar panelas e utensílios de cozinha que estejam sendo usados em alimentos com glúten. Esse tipo de contaminação, chamada de cruzada, é um grande motivo de falha no tratamento desses pacientes. Isso porque, mesmo um grão de trigo é capaz de ativar o sistema imunológico da pessoa e levar à destruição da camada superficial do intestino, levando a uma grande dificuldade em absorver os nutrientes.

Além da questão nutricional, o grande perigo dos pacientes celíacos não fazerem a dieta, é que, a longo prazo, eles têm maior chance de desenvolver alguns tipos de câncer, como os linfomas. Não existe cura para a Doença Celíaca, por isso, mesmo que a pessoa celíaca não sinta nenhum desconforto ao ingerir esses alimentos, o glúten deve ser eliminado totalmente da dieta, para sempre.

Já entre as intolerâncias alimentares, nós temos a intolerância aos carboidratos e a sensibilidade ao glúten não celíaca. Esses pacientes relatam reações relacionadas a esses alimentos, como dor e distensão abdominal, gases, diarreia, mal-estar geral, dores de cabeça, sonolência, dificuldade de concentração. Isso geralmente é relacionado à ingestão de grandes quantidades desses alimentos, mas que não desencadeiam lesões no intestino e não têm risco aumentado para cânceres.

Esse tipo de doença costuma ser resolvida com uma dieta balanceada, procurando reduzir a quantidade dos alimentos não tolerados, e algumas vezes, com o uso de enzimas que vão ajudar a digerir esses carboidratos. Como, geralmente, os alimentos que contêm glúten contêm carboidratos, muitas vezes, os pacientes acham que a melhora dos sintomas é devido à retirada do glúten, quando na verdade a melhora é pela retirada / diminuição dos carboidratos.

Então, antes de fazer uma dieta restritiva, que pode ter um grande impacto nutricional na sua vida, procure um médico para investigar em qual grupo de doenças você se encaixa. Ele, depois, irá lhe encaminhar a um profissional nutricionista para montar uma dieta personalizada às suas patologias e necessidades nutricionais.