O curso

Para permitir que a sua clínica acompanhe as mudanças globais e se adapte rapidamente ao novo normal, nós criamos um curso completo de gestão de clínicas utilizando a metodologia Lean.

Lean quer dizer enxuto. É uma filosofia de vida focada na melhoria contínua dos processos, agregando valor e proporcionando satisfação para todos os envolvidos.

A jornada do curso será incrível, e ao final dele você terá um novo mindset, com uma perspectiva completamente diferente e melhorada do seu negócio!

Benefícios para sua Clínica

REDUZIR

desperdícios, burocracias, retrabalho, etapas e gastos

AUMENTAR

o valor agregado para pacientes e profissionais

TRANSFORMAR

o ambiente de trabalho

MELHORAR

indicadores com otimização de resultados.

Conteúdo do Curso

Módulo 1 – Cultura Lean

  • Fundamentos Lean
  • Liderança Lean
  • Papel do Líder
  • Cadeia de Ajuda
  • Desenvolvimento do Liderado
  • Gestão de Tempo

Módulo 2 – Planejamento Estratégico

  • Conceito
  • Ferramenta A3
  • Níveis de Planejamento
  • Hansei
  • CatchBall

Módulo 3 – Gestão da Rotina

  • Objetivo da Ferramenta
  • Como fazer – Diagnóstico
  • Gestão através de indicadores de performance (KPI)
  • Como acompanhar em cada nível de gestão
  • Gestão Visual de KPI’s
  • Fase 1 – Criar o time e a rotina e análises de resultados
  • Fase 2 – Eliminar desperdício no processos
  • Fase 3 – Gestão e padronização dos processos
  • Fase 4 – Resolvendo problemas crônicos
  • Gemba Walk
  • Cases de implementação
  • Armadilhas e cuidados na implementação

Módulo 4 – Fluxo do Processo

  • Tipos de Fluxo
  • Conceito de TAKT Time
  • Conceito de Lead Time
  • Conceito de Capacidade de Processo
  • Conceito de Balanceamento da Operação
  • Layout
  • Células de Trabalho
  • Trabalho Padronizado

Módulo 5 – Mapeamento de Processos

  • Objetivo da Ferramenta
  • 7 Desperdícios
  • Conceito de Tempo de Agregação de Valor / Tempo de Processo
  • Elementos do Mapa – AV, NAV, Espera e Transporte
  • Cases
  • Mapeamento Atual – como fazer
  • Mapeamento Futuro – como fazer
  • Plano de Ação

Módulo 6 – Análise e Solução de Problemas – Ferramenta A3

  • Ciclo PDCA
  • Ferramenta A3
  • Exercicio Ferramenta A3 / PDCA

Módulo 7 – SMED

  • Origem do SMED e sua aplicação
  • Conceito de setup, ajuste e pequenas paradas
  • SMED – coletando dados
  • SMED – análise da coleta de dados
  • SMED – separando interno e externo – pré e pós setup
  • SMED – separando otimizando atividades internas
  • SMED – sincronizando atividades
  • SMED – exercício prático

Módulo 8 – Gestão de Clientes e Marketing

  • Marketing para Clínicas: gestão da marca, importância e resultados
  • Marketing Médico: ética, legislação e limites
  • Marketing Digital: estratégias e tipos (pessoal, de relacionamento e de conteúdo)
  • Planejamento de Marketing: análise da concorrência, definição do público alvo, metas, ações
  • Mídias Sociais: objetivos e planos de cada canal
  • Análise de resultados: monitoramento, métricas e indicadores

Módulo 9 – Gestão Financeira

  • Finanças para clínicas: fluxo de caixa, custo fixo e variável
  • Escolha de mercados, negociação com planos de saúde, análise de contratos
  • Redução de perdas: minimização de estoques, redução de taxas de cartão de crédito, redução/zero glosas, otimização de processos e fluxos
  • Aumento de ganhos: portfólio de serviços, serviços complementares, compartilhamento de espaços.
  • Sistema de gestão em saúde: vantagem de sistema online integrado para otimização de resultados

Módulo 10 – Gestão Jurídica

  • Relação médico-paciente e documentos médicos-legais: o início de uma gestão de qualidade e excelência.
  • Importância de compreensão das três esferas de Responsabilização para a uma gestão mais eficaz e segura
  • As novas tecnologias a serviço dos profissionais da saúde: Telemedicina e LGPD (Lei de Proteção de Dados), e seus reflexos no novo atuar da profissão.