Para permitir que a sua clínica acompanhe as mudanças globais e se adapte rapidamente ao novo normal, nós criamos um curso completo de gestão de clínicas utilizando a metodologia Lean.
Lean quer dizer enxuto. É uma filosofia de vida focada na melhoria contínua dos processos, agregando valor e proporcionando satisfação para todos os envolvidos.
A jornada do curso será incrível, e ao final dele você terá um novo mindset, com uma perspectiva completamente diferente e melhorada do seu negócio!
Benefícios para sua Clínica
REDUZIR
desperdícios, burocracias, retrabalho, etapas e gastos
AUMENTAR
o valor agregado para pacientes e profissionais
TRANSFORMAR
o ambiente de trabalho
MELHORAR
indicadores com otimização de resultados.
Conteúdo do Curso
Módulo 1 – Cultura Lean
- Fundamentos Lean
- Liderança Lean
- Papel do Líder
- Cadeia de Ajuda
- Desenvolvimento do Liderado
- Gestão de Tempo
Módulo 2 – Planejamento Estratégico
- Conceito
- Ferramenta A3
- Níveis de Planejamento
- Hansei
- CatchBall
Módulo 3 – Gestão da Rotina
- Objetivo da Ferramenta
- Como fazer – Diagnóstico
- Gestão através de indicadores de performance (KPI)
- Como acompanhar em cada nível de gestão
- Gestão Visual de KPI’s
- Fase 1 – Criar o time e a rotina e análises de resultados
- Fase 2 – Eliminar desperdício no processos
- Fase 3 – Gestão e padronização dos processos
- Fase 4 – Resolvendo problemas crônicos
- Gemba Walk
- Cases de implementação
- Armadilhas e cuidados na implementação
Módulo 4 – Fluxo do Processo
- Tipos de Fluxo
- Conceito de TAKT Time
- Conceito de Lead Time
- Conceito de Capacidade de Processo
- Conceito de Balanceamento da Operação
- Layout
- Células de Trabalho
- Trabalho Padronizado
Módulo 5 – Mapeamento de Processos
- Objetivo da Ferramenta
- 7 Desperdícios
- Conceito de Tempo de Agregação de Valor / Tempo de Processo
- Elementos do Mapa – AV, NAV, Espera e Transporte
- Cases
- Mapeamento Atual – como fazer
- Mapeamento Futuro – como fazer
- Plano de Ação
Módulo 6 – Análise e Solução de Problemas – Ferramenta A3
- Ciclo PDCA
- Ferramenta A3
- Exercicio Ferramenta A3 / PDCA
Módulo 7 – SMED
- Origem do SMED e sua aplicação
- Conceito de setup, ajuste e pequenas paradas
- SMED – coletando dados
- SMED – análise da coleta de dados
- SMED – separando interno e externo – pré e pós setup
- SMED – separando otimizando atividades internas
- SMED – sincronizando atividades
- SMED – exercício prático
Módulo 8 – Gestão de Clientes e Marketing
- Marketing para Clínicas: gestão da marca, importância e resultados
- Marketing Médico: ética, legislação e limites
- Marketing Digital: estratégias e tipos (pessoal, de relacionamento e de conteúdo)
- Planejamento de Marketing: análise da concorrência, definição do público alvo, metas, ações
- Mídias Sociais: objetivos e planos de cada canal
- Análise de resultados: monitoramento, métricas e indicadores
Módulo 9 – Gestão Financeira
- Finanças para clínicas: fluxo de caixa, custo fixo e variável
- Escolha de mercados, negociação com planos de saúde, análise de contratos
- Redução de perdas: minimização de estoques, redução de taxas de cartão de crédito, redução/zero glosas, otimização de processos e fluxos
- Aumento de ganhos: portfólio de serviços, serviços complementares, compartilhamento de espaços.
- Sistema de gestão em saúde: vantagem de sistema online integrado para otimização de resultados
Módulo 10 – Gestão Jurídica
- Relação médico-paciente e documentos médicos-legais: o início de uma gestão de qualidade e excelência.
- Importância de compreensão das três esferas de Responsabilização para a uma gestão mais eficaz e segura
- As novas tecnologias a serviço dos profissionais da saúde: Telemedicina e LGPD (Lei de Proteção de Dados), e seus reflexos no novo atuar da profissão.